Quem sou eu

Minha foto
Apaixonada pela poesia e pela beleza que há na vida.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Castro Alves

Hoje olhando a estante deparei-me com três pequenos volumes de poesias de Castro Alves. Ganhei os livros de minha mãe. Não sei precisar o ano em que foram editados, mas são do início da década de 70.
Castro Alves foi o primeiro poeta que li, ainda criança. Na adolescência o conheci melhor. Percebi o quanto combateu a escravidão - tema recorrente de seus versos, e retratou seus amores.
Amar e ser amado
Amar e ser amado! Com que anelo
Com quanto ardor este adorado sonho
Acalentei em meu delírio ardente
Por essas doces noites de desvelo!
Ser amado por ti, o teu alento
A bafejar-me a abrasadora frente!
Em teus olhos mirar meu pensamento,
Sentir em mim tu’alma, ter só vida
P’ra tão puro e celeste sentimento:
Ver nossas vidas quais dois mansos rios,
Juntos, juntos perderem-se no oceano —,
Beijar teus dedos em delírio insano
Nossas almas unidas, nosso alento,
Confundido também, amante — amado —
Como um anjo feliz... que pensamento!?

Nenhum comentário: