Quem sou eu

Minha foto
Apaixonada pela poesia e pela beleza que há na vida.

domingo, 12 de julho de 2009

Pablo Neruda

Neftalí Ricardo Reyes Basoalto, nasceu em 12/7/1904, em Parral, no Chile. Mas, é conhecido como Pablo Neruda. Um poeta romântico e revolucionário. Ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1971. Em 1973, deixou-nos e seu último livro "O Mar e os Sinos".

Nele, temos um Neruda um tanto melancólico, mas ainda capaz de comover e envolver com seus versos.


"Perdão se pelos meus olhos não chegou

mais claridade que a espuma marinha,

perdão porque meu espaço

se estende sem amparo

e não termina:

- monótono é meu canto,

minha palavra é um pássaro sombrio,

fauna de pedra e mar, o desconsolo

de um planeta invernal, incorruptível.

Perdão por esta sucessão de água,

da rocha, a espuma, o delírio da maré

- assim é minha solidão -

saltos bruscos de sal contra os muros

de meu ser secreto, de tal maneira

que eu sou uma parte do inverno,

da mesma extensão que se repete

de sino em sino em tantas ondas

e de um silêncio como cabeleira,

silêncio de alga, canto submergido"

Nenhum comentário: