Quem sou eu

Minha foto
Apaixonada pela poesia e pela beleza que há na vida.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Visitando Elisa Lucinda

De Elisa Lucinda
Euteamo e suas estréias 

Te amo mais uma vez esta noite
talvez nunca tenha cometido  "euteamo"
assim tantas seguidas vezes, mal cabendo no fato
e no parco dos dias.
Não importa, importa é a alegria límpida
de poder deslocar o  "Eu te amo"
de um único definitivo dia
que parece bastá-lo como juramento
e cuja repetição, parece maculá-lo ou duvidá-lo...
Qual nada!  
Pois que o   euteamo é da dinâmica dos dias
É do melhoramento do amor
É do avanço dele
É verbo de consistência
É conjugação de alquimia
É do departamento das coisas eternas
que se repetem variadas e iguais todos os dias
na fartura das rotações e seus relógios de colmeias
no ciclo das noites e na eternidade das estréias:
O sol se aurora e se põe com exuberância comum e com
novidade diária
e aí dizemos em espanto bom:  Que dia lindo!
E é!  Porque só aquele dia lindo 
é lindo como aquele.
Nossa sede, por mais primitiva, 
é sempre uma
loucura da falta inédita 
até o paraíso da água nova 
no deserto da nova goela.
Ela, a água, 
a transparente obviedade que 
habita nosso corpo 
e nos exige reposição cujo modo é o
prazer.
Vê:  tudo em nós comemora 
o novo milenar de si
todas as horas:
Comer é novidade
Dormir é novidade
Doer é novidade
Sorrir é novidade
Maravilhosa repetitiva verdade que se
expõe em cachos a nosso dispor
variando em sabor e temor e glória
Por isso te amo agora como nunca antes
Porque quando te amei ontem
eu te amava naquele tempo
e sou hoje o gerúndio daquela disposição de verbo
Te amo hoje com você dentro
embora sem você perto
Te amo em viagem
portanto em viragem diferente da que quando
estava perto
Meu certo é alto, forte

Te amo como nunca amei
você longe, meu continente, meu rei
Eu te amo quantas vezes for sentido
e só nesse motivo é que te amarei.
(Da série  "Eternidades Cotidianas")

Brasília, 01 de dezembro de 1994

Cris Tavares
Enviado pelo meu Iphone

Um comentário:

nessavieira disse...

Amo Elisa Lucinda!!! ;-))